A Céu Aberto

Alfama

É fácil apaixonarmo-nos por Alfama. É fácil sintirmo-nos geneticamente mais próximos de Lisboa estando em Alfama, no cruzamento das suas vielas, no resvalar das suas ruelas, no entrecruzar das suas íngremes e estreitas escadarias, no estarrecimento dos seus labirinticos becos…

Alfama é existência secular, mourisca e cristã, baluarte de resistência, humana e citadina, umbral de cores fluídas e cheiros inebriantes, calçadas imemoriais, gentes marcadamente vividas, Panteão de Deuses, miradouro priveligiado de um Tejo sem fim, passeio inusitado das minhas correrias matinais, no corpo e no espírito.
“Al-hamma” de nome mourisco, coração da cidade nascente, baluarte da mesma em 1755, reflecte esta Alfama o encantamento de Lisboa enquanto cidade de futuro com o enraizamento histórico de uma cidade com rosto, com aura, com história, com vida.

Correr em Alfama, no dealbar da vida matinal, é uma experiência sensorial fortíssima. Mais do que o despender desse esforço atlético, sente-se uma viagem temporal no universo espiritual de um povo, de um país, de uma cidade, únicos na sua criação, na sua expressão, e na sua irrepetível recriação. Alfama é essa Lisboa de um passado arabesco mesclado por uma profusão cristã e judia, génese de uma cidade do Fado com mirante priveligiado sobre as musas encantadoras do Tejo.

Em Alfama, pela manhã, sozinho, “contra ventos e marés”, sente-se o enraizamento da história de Lisboa, em vielas inspiradoras de poetas, no ecoar resquício de vozes de Fado das velhas tabernas, no acordar das cafetarias de esquina, nas silhuetas que adormecidamente se deslocam para as paragens dos eléctricos. Entre subidas e descidas, entre revigoramentos e entorpecimentos ocasionais, vive-se Lisboa de uma forma única, irreal, e quase inexprimível…
Eis Alfama, eis Lisboa, eis Portugal…

2008

Anúncios
This entry was published on 3 de Novembro de 2012 at 17:33. It’s filed under Retratos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: