A Céu Aberto

Opus 35, em D Maior

Emocionares-te ao ouvir
Essa sinfonia pra violino
Sabê-la presente, e sentir
Qu’é tua eleição, o teu destino!
Tê-la e sabê-la bem tua
Como uma marca de pele
Nessa mulher toda nua
Qu’em paixão, te repele…
Uma violência inaudita
Nessas cordas que choram
Uma sinfonia maldita!
Qu’os sentimentos afloram
Tchaikovsky, grandioso
Eu sei-o, mas a memória
Vagueia, nesse meu gozo, e
Escapa-se-me, nessa glória!
Claro que conheço o tema
Com’a minha alma
A música, esse poema
Qu’um violino, declama!
E busco e rebusco, nas colectâneas
Por essa música perdida
Sei-a nas minhas entranhas
Mas de momento, esquecida…
Cruzo toda a genialidade
Obras da perfeição humana
Mas esse Opus, a deidade
Não s’apronta e não reclama!
Tem-se nas estepes russas
Na sua corte czarista
Adorado por pajens e musas
Não precisa de se dar à vista
Pequeno, alegre e moderado
Esse opus trinta e cinco!
Tem Tchaikovsky, por achado
E nem sequer é o seu distinto!
E não contenho a emoção
Largo lágrimas no reencontro
Tenho-me nessa adoração
Com’um crente, ou um tonto
Esta sinuosidade aguda
Leva-me a tantos lugares
Uma amante que se desnuda
Um homem, e seus lupanares 
Uma paixão solta, intensa
Uma vontade de morrer
Uma vida que se dispensa
Como se fora arte de viver
O desconcerto, a brevidade
O arrebatamento, a tentação
O livramento, a oportunidade
Do sofrimento sem escanção!
http://youtu.be/1afGHWNZvy4
This entry was published on 2 de Agosto de 2013 at 13:15. It’s filed under Poesia, Retratos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “Opus 35, em D Maior

  1. Pingback: Opus 35, em D Maior | Política(?) Sindicante

Deixe uma Resposta

