A Céu Aberto

Cidade Condal

Conheci-te, eras garota
A caminho do estrelato
Uma mulher, quase pronta
Para esse Olímpico acto!

Vinte anos de distância
Nas brumas memoriais
Trazem de volta, a errância
Desses meus actos carnais

Quando te vi, quase Deusa
Nos calçadões de Lisboa
Uma convicção, ou certeza
Que Barcelona era Goa!

E eu navegador solitário
Fui-me d’encontro ao destino
C’uma música por corolário
A iluminar-m’o caminho

E nas Ramblas, atraquei
Dando valência à jura
Nessa ultima vez, t’amei
Numa paixão que perdura

Nesse corpo, cidade
Condal, do meu coração
Ond’a palavra saudade
Ganha ibérica dimensão

Que d’amante a esposa
Jurámos a nossa união
O nosso amor lá repousa
Nessa maior imensidão

Qu’a descendência provou
Nesse regresso ao “lar”
Um novo figurino mudou
Na sua presença e estar

Como filho desse desejo
Idílico, literário, carnal
Barcelona é de novo, ensejo
Como destino conjugal

Nessa amálgama gótica
Cruzada de modernismo
Que Gaudi, torna despótica
E Dali, um eufemismo

Num travo republicano
De semblante independente
Um porto de mediterrâneo
C’um traçado coincidente

Encontr’a justificação
Na minha forma de ser
Ond’a contradição
É a forma d’aprender

Na cidade contrastante
Com’um corpo de mulher
Ond’a calma, mais insinuante
Contrai-se em acto de prazer

Eu vivo e volt’a viver
Percorrendo essas ruas
Ao encontro desse novo Ser
Perdido, qu’as toma por suas…

Mas sabe-se apenas amante
Dessa “sua” cidade Condal
Um estranho, este viajante
Tomando-a por um ser carnal…

image

This entry was published on 8 de Setembro de 2013 at 20:27. It’s filed under Livros, Poesia, Retratos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “Cidade Condal

  1. Pingback: Cidade Condal | Política(?) Sindicante

Deixe uma Resposta

